domingo, 21 de fevereiro de 2010

A ligação entre o Velho e o Novo Testamento

O que é que liga o Velho e o Novo Testamento, para que ambos estejam no mesmo livro chamado Bíblia ?

No Velho Testamento, os profetas, homens de Deus, anunciam que um dia vai vir o Messias. E quem é este Messias ? Messias é aquele homem abençoado, diferente dos demais, que vai promover a Salvação dos homens, e que vai "consertar" este mundo de maldades.

E o Messias é Jesus, Este tão conhecido, falado, combatido. É o homem mais famoso de todos os tempos, símbolo da Verdade, do que é bom, do que é certo.

Velho e Novo Testamento - O Novo

O Novo Testamento é de entendimento mais fácil quando perguntamos qual a sua intenção. Ele fala principalmente de Jesus e do Reino de Deus que virá, para quem crê e pratica aquilo que Jesus pregou.

Neste Novo Testamento se fala sobre o Espírito Santo, que é o Espírito de Deus.

Isto é, basicamente, aquilo de que trata o Novo Testamento, no resumo do resumo.

Velho e Novo Testamento - O Velho

O Velho Testamento é um texto que se desenrola em torno da História de Israel. Mas por que Israel ?

Deus precisava falar através de alguém. Não poderia ser só por uma pessoa. Precisaria de ser por um povo. E por que por um povo Ele precisaria falar ? Porque havia guerras entre os povos, muitas guerras. E para mostrar Seu poder em meio aos povos, Deus precisaria escolher um povo, e ganhar guerras para este povo, para impressionar os outros povos, e mostrar como é poderoso.

Infelizmente, este era o método na época em que as guerras eram muito comuns. Era o único jeito. O ser humano, o homem, só acredita em grandes demonstraçṍes de poder. Hoje já não é tanto assim.

A principal divisão da Bíblia

Todos conhecem a Bíblia pela sua divisão em duas partes:

O Velho Testamento e o Novo Testamento.

Mas o que quer dizer Testamento ?

Testamento é uma folha escrita que alguém deixa para os parentes, dizendo o que e quanto de dinheiro e de bens vai deixar para cada um. E a Bíblia deixou para nós todos os "bens espirituais" correspondentes à verdade de Deus. Estes "bens" são a mensagem que Deus quer deixar para nós, para que vivamos melhor.

Por que o nome Bíblia ?

Bíblia vem de da palavra biblos da língua grega (falada na Grécia) que significa livro na nossa língua.

Bíblia quer dizer então livro ou "o livro", por causa da importância que a Bíblia tem. Ela fala das coisas de Deus, e vocês conhecem algum assunto mais importante do que as coisas de Deus ?

Este livro, se lido por uma pessoa, vai ajudá-la a viver entendendo mais das coisas. Peça ao seu pai ou à sua mãe para lêr a Bíblia para você, pelo menos uma vez por dia.